Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Filosofia



Sofistas



Os sofistas eram sábios e viveram no século V/ VI antes de cristo.

Os sofistas são pensadores sábios que deixaram de buscar a verdade absoluta, e queriam ganhar dinheiro com suas formas de pensar (diferentemente dos filósofos).

Com a entrada do povo Persa e do povo Romano na Grécia, houve uma mistura de valores, e a ética e a moral já não eram mais tão importantes.

Alexandre, que era da Pérsia, foi colocando na cabeça nas pessoas, que quem tinha mais riqueza era melhor, daí surgiu a idéia de os sofistas pensarem em troca de riquezas.

Características dos sofistas:

- Argumentação fantástica (argumento invencível)

- Eram bons oradores

- Tinham eloqüência em suas falas (capacidade de convencer)

- Tinham uma ótima retórica (contra argumentação)

- Tinham boa oratória (falar claramente)

A verdade pra eles é o que interessa no momento, portanto a verdade muda. Já para os filósofos a verdade é universal.

Vejamos características dos sofistas e dos filósofos, que se diferem:

Sofistas: era considerado sábio no passado, hoje é considerado um impostor, por não ter buscado verdades eternas; a verdade para eles era relativa; e seu interesse era particular.

Filósofos: eles não buscam o conhecimento em troca de riquezas, querem ter apenas o prazer de conhecer; suas verdades são universais, e o interesse deles é universal, pois querem achar algo que vai melhorar para todos,



Sócrates



Viveu de 469 – 399 a.C / século V a.C

Ele era uma exceção entre os filósofos, pois todos se originavam de família rica, porém Sócrates era pobre. Sócrates precisava de ajuda de outra pessoas, pois era casado e tinha filhos, e não trabalha, pois vivia á pensar.

Sócrates não escreveu nada sobre ele ou sobre seus pensamentos (foram seu discípulas que escreveram – principalmente Platão).

Ele era filho de um escultor e de uma parteira; Não vendia conhecimentos; Falava em praças públicas; Unia o saber ao fazer; Se opunha ao relativismo moral (achava que a moral não se modificava); Preocupou-se com o comportamento humano; Preocupou-se com questões éticas; Achava que o “autoconhecimento” era muito importante.

Diálogo Socrático: seus diálogos têm ironia muita interrogação (seus diálogos são vários questionamentos) no diálogo Sócrates procura evidenciar as contradições e demolir a arrogância de quem achava que sabia, e não sabia nada.

Maiêutica (parir): após deixar de lado o orgulho de saber, o discípulo, poderia conceber as próprias idéias.

Sócrates acabou morrendo com 72 anos por ser condenado pelo  poder. Ele foi condenado por não falar dos deuses em seus discursos. Mas afinal o governo não queria que ninguém pensasse para não ver seus erros, essa também foi uma desculpa oculta para matar Sócrates.

Sócrates acabou aceitando a morte por dizer que não ia negar o que falou.

Um comentário: