Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sociologia

COMUNIDADE


Comunidade: determinados grupamentos humanos de base territorial limitada e nos quais predominam relações pessoais de parentesco ou vizinhança, grupos sociais unidos por laços afetivos (e não por vínculos impessoais como acontece nas grandes cidades), a proximidade física nas comunidades, permite um maior vínculo de solidariedade. Em palavras mais simples, as comunidades são de contatos primários e tem limites territoriais.

Características da comunidade: Define-se, comunidade, por quatro características principais:

NITIDEZ: limites territoriais, PEQUENEZ: é de pequena dimensão, limitando-se quase sempre a uma aldeia ou conjunto de aldeias.HOMOGENEIDADE: as atividades desenvolvidas por pessoas do mesmo sexo e faixa de idade, assim como seu estado de espírito, são muito parecidos entre si; o modo de vida de uma geração é semelhante ao da procedente. RELAÇÕES PESSOAIS: as pessoas se relacionam por meio de vínculos pessoais diretos e de caráter afetivo ou emocional.

Atualmente, as comunidades estão acabando pois os homens saem em busca de melhores condições de vida, e deixam seus filhos e mulheres, não encontrando, os filhos e mulheres, vão para onde o homem está, fazendo com que reste apenas os idosos na comunidade, com isso, a aldeia acaba morrendo.

A decadência dessas cidades significa o fim de uma forma social de convivência, de uma cultura marcada por vínculos afetivos (solidariedade essencial).

Solidariedade essencial: relações de troca afetiva e material.

Essas comunidades geralmente são formadas por: uma praça, ruas estreitas, igreja, missa dominical, escola, cerimônias de casamento, festas comunitárias, pequenas comunidades regidas por hábitos e costumes favorecidos pela proximidade física.



A INTERNET E AS COMUNIDADES VIRTUAIS



Recentemente, o conceito de comunidade, sofreu algumas transformações.

Como vimos estão surgindo as tribos urbanas (emos, punks...) que tem o objetivo de ficar juntos. Ao lado destes, surgem grupos que mantém contato virtual, pela internet, a esses grupos tem se aplicado a expressão comunidades virtuais.

Nessas novas “comunidades” ocorre a inversão do processo de formação dos laços de afinidade social. Nas relações sociais tradicionais, quando conhecemos uma pessoa pela primeira vez, o contato se dá fisicamente, no mundo real, e é a partir desse contato, que a medida que vamos nos conhecendo melhor, nós trocamos informações, identificamos pontos de vistas comuns, criamos laços de afinidade...

Nas comunidades virtuais, o processo é inverso. As primeiras interações, são realizadas a partir de interesses comuns, previamente determinados, o encontro pessoal poderá se realizar no futuro, mas ele não é fundamental para o funcionamento da interatividade. Na internet quando pessoas se unem para discutir algum assunto, nunca se viram, nem pretendem se encontrar.

Com o avanço da industrialização e da urbanização, as comunidades, foram perdendo seu poder de integração e se mantém unidas, por necessidades impostas socialmente, e não mais por aquilo que existe em comum entre seus integrantes. Um exemplo são as famílias antigas, que mesmo estando em conflito, não se separam por não querer fazer feio para os outros.



SOCIEDADE



Associação humana caracterizada por relações baseadas em convenções e não em laços afetivos.Enquanto a comunidade está ligada internamente por uma vontade coletiva natural, na sociedade predomina a vontade artificial, deliberada, proposital.

Uma comunidade é unida por um acordo de sentimentos ou emoções entre pessoas, ao passo que a sociedade é unida por um acordo racional de interesses, ou seja, por regras e convenções racionalmente estabelecidas.

A sociedade é formada por leis e regulamentos racionalmente elaborados, os indivíduos, não mais dependem um dos outros para seu sustento, destaca o contato social secundário, impessoal, próprios da sociedade industrial.

SOCIEDADE COMUNITÁRIA: é de natureza simples, de pequena especialização e limitada divisão de trabalho. É fechada, homogênea, de mínima mobilidade social, arraigada às tradições e de elevada solidariedade social, geralmente regida por costumes não formais. Sua população é pequena. (Ciganos)

SOCIEDADE SOCIETÁRIA: (sociedades modernas) As sociedades societárias, estão  nas grandes metrópoles, essa se caracteriza, pela divisão do trabalho e pela proliferação de papéis sociais. Nela os indivíduos precisam enquadrar-se numa complexa estrutura social, em que ocupam determinado status e desempenham papéis diferentes, freqüentemente sem ligações entre si. As relações sociais nessas sociedades, são transitórias, superficiais e impessoais, o trabalho se distancia da família e do lazer, a religião não faz parte do quotidiano das pessoas, e só é exercida de vez em quando em lugares específicos. A família deixa de ser o centro de união do grupo. Os interesses entram em conflito, e parte das tradições são perdidas. Em um mesmo grupo existem várias formas de pensamento e interesses. São relativamente poucas as crenças, os valores e os padrões de comportamento universalmente aceitos. Existem leis formais, as pessoas não entram em consenso por diferentes opiniões (diferente da sociedade comunitária)
e isso causa muitos conflitos.

COMUNIDADE = SOCIEDADE COMUNITÁRIA

SOCIEDADE = SOCIEDADE SOCIETÁRIA



UMA TRANSIÇÃO DOLOROSA



Com o avanço da industrialização e da globalização, as sociedades comunitárias tendem a se transformar rapidamente em sociedades societárias.

São manifestações desse processo: crescimento sistemático das cidades, o declínio da importância da família, a ampliação do poder da burocracia, o enfraquecimento das tradições e a diminuição do papel da religião na vida quotidiana (uma das reações a essa diminuição é o crescimento de certas igrejas evangélicas, nas quais os crentes desenvolvem aspectos da vida comunitária).



A CULTURA DO INDIVIDUALISMO



Single: pessoas que preferem viver sozinhas. A tendência para o auto isolamento, vem se verificando principalmente em cidades grandes. O tabu de que estar só é sinal de abandono ou de incompetência afetiva, está sendo superado pó uma nova forma de olhar a questão. Hoje morar sozinho, é acima de tudo uma opção de vida, que tem suas vantagens e desvantagens. Não ter com quem dividir as tarefas domésticas, está entre as dificuldades encontradas pelos homens, e dificuldades em manutenção dos serviços da casa, pelas mulheres. Entre as novas gerações está se reafirmando o isolamento e o individualismo.

- As pessoas casam menos e com mais idade, portanto o número de solteiros no país é maior. O grupo dos separados também contribui para aumentar o número de gente vivendo sozinho.

- Os singles são sistemáticos e individualistas, tem intolerância com o outro e são egoístas , são mais numerosos nas grandes metrópoles do que nos campos.

- Os singles, geralmente ganham bem, tem bons empregos e moram em casa confortáveis, os singles dizem querer ter liberdade



INDAGAÇÕES MUDANÇAS E DESAFIOS



Mesmo com a evolução da sociedade, ainda existem relações comunitárias, nas favelas, por exemplo (tem características das comunidades). Entretanto com a rápida mudança das sociedades societárias, vem problemas como a criminalidade...

Com seu estímulo ao consumo e à competição desenfreada, a economia capitalista, dinâmica e tecnologicamente inovadora, colabora para reforçar a cultura do individualismo e o isolamento;  favorece a formação de uma sociedade egocêntrica, com uma frágil conexão entre seus membros, na qual as pessoas buscam satisfazer apenas suas necessidades e impulsos. Numa sociedade desse tipo, a satisfação pessoal está acima de qualuqer obrigação comunitária.

CIDADANIA



As sociedades atuais tendem a desagregar valores como a solidariedade, a vida familiar, a igualdade de oportunidades, a participação política. Entretanto existem forças que se opõem a essas, isso acontece, pois todas as sociedades pós industriais são democráticas (todos são iguais perante a lei). Um dos conceitos principais dos regimes democráticos é o da cidadania.

CIDADÃO: é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Um cidadão com um sentimento ético forte  e consciente da cidadania, não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação.

Cidadão ativo é aquele que cobra, propõe e pressiona o tempo todo.

Foi com a Declaração Universal dos direitos humanos que as pessoas passaram a ter mais direitos.

Cidadania: direito de viver com dignidade e em liberdade. Para ver se a cidade atende a cidadania basta olhar suas crianças e seus idosos.

NASCIMENTO E TRANSFORMAÇOES NO CONCEITO DE CIDADANIA

No começo da idade moderna, o conceito de cidadania estava associada ao burguês, e não ao conjunto da sociedade, e pessoas que moravam no ambiente rural não eram consideradas cidadãs. Porém a noção de cidadania teve suas origens na Grécia e em Roma antigas.

A Grécia antiga era formada por cidades autônomas (polis) em algumas delas vigorava a democracia direta (cidadãos, chamados de politai, participavam de decisões do governo da cidade por meio de assembléias, entretanto escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos). Com a queda do Império Romano, desapareceu o conceito de cidadania na Europa. Na idade média, não havia cidadãos. Com a revolução Americana e Francesa o direito da cidadania voltou, a partir daí, evolui até chegar no que é hoje.

Cidadania: exercício de direitos, compromissos ativo, participação política, responsabilidade.

Os graves problemas políticos, raciais, étnicos, de desemprego, e de exclusão social, somente poderão ser superados  com o plenos exercício da cidadania.



ASPECTOS JURÍDICOS, SOCIOLÓGICOS E ÉTNICOS DA CIDADANIA



Cidadania: direito de se ter uma idéia e poder expressá-la, é poder votar em quem quiser sem constrangimento, é processar um médico que cometa um erro, é devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta... Respeito as coisas públicas.

Política da Igualdade: promover a igualdade entre os desiguais, por meio da saúde, educação..., combater todas as formas de preconceito e descriminação.



Em todas as sociedades democráticas, existem duas esferas de vida que articulam as relações políticas e sociais, Uma delas é a esfera pública no qual se localizam o estado com os seus três poderes e outras instituições políticas. A outra é a privada, lugar das atividades econômicas, dos interesses particulares, das empresas, do mercado, da vida familiar e das relações sociais. Entre essas duas esferas, estão a opinião pública e a sociedade civil. A sociedade civil é formada pelas organizações privadas sem fins lucrativos que se estabelecem fora do mercado de trabalho e do governo, mas que têm importante presença na vida política (ONGs, OAB, ABI, CNBB...)

Terceira Esfera: ONGs,é um setor autônomo, formado pelas organizações comunitárias autônomas voltadas para a solução dos grandes problemas sociais. Ela não pertence ao estado, mas atua em áreas que normalmente deveriam ser atendidas pelas autoridades constituídas. Elas mobilizam comportamentos solidários, ecologia,paz, alfabetização.



MINORIAS:



Atualmente a maioria das pessoas se comporta de um mesmo jeito por causa da globalização. Nelas as minorias se juntam para defender seus interesses, eles afirmam sua própria identidade e à medida que reivindicam direitos e contestam normas sociais por se sentiram excluídos, esses grupos buscam direitos na sociedade democrática.

MINORIAS MAJORITÁRIAS: Quando uma minoria, é formada por maior parte da população, ou seja, as  minorias majoritárias ocupam na estrutura de poder uma posição de subordinação diante de uma minoria autoritária e poderosa. Um exemplo são os escravos, e o apartheid em que a maioria  negra foi subjugada pela minoria branca.

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: quando a maioria tem uma participação social e política mais efetiva na sociedade. DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: as minorias excluídas tem uma participação social  e política mais efetiva na sociedade.

Um comentário:

  1. Gente, esse aí é o de socilogia, lê tudinho aí que vocês vão bem na prova!
    Ah! E me segue!

    ResponderExcluir