Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de março de 2012

Primeira parte da matéria de geografia

                                      RESUMO DE GEOGRAFIA

O planeta Terra, estruturalmente é dividido em cinco camadas: litosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera e antroposfera. A litosfera é a camada solida do planeta (crosta), hidrosfera, a parte liquida, a atmosfera é a parte gasosa (ar), a biosfera, vida irracional, ou seja, animais e plantas, e por ultimo a antroposfera, que é formada pelo homem. Essa ultima camada, é a única que implica e influencia nas demais.

Cientistas que analisam as camadas da terra utilizam de estudos indiretos para tentar esclarecer duvidas e formas teorias explicativas. Não existe tecnologia suficiente para que os resultados das pesquisas sejam exatos ou mais precisos. Portanto os pesquisadores usam de métodos como vulcanismo, ondes sísmicas, grau geotérmico e meteoritos, para chegaram em suas conclusões.

·         Vulcanismo- o material que sai do manto é recolhido. A partir dele é possível detectar a temperatura, constituição mineralógica e densidade.

·          Meteorito- o material que cai do espaço é recolhido. A partir dele é possível detectar as condições mineralógicas.

·         Ondas Sísmicas- os tremores liberam energia pelo choque, afastamento das placas tectônicas. Através desta energia é possível detectar a intensidade dos tremores de terra. Além disto, as constituições geológicas também podem ser detectadas pelas ondas sísmicas.

·         Grau geotérmico- ao utilizar este método é possível obter informações ligadas à temperatura do interior da terra, da camada mais profunda.

Além destas cinco camadas citadas anteriormente, a Terra é dividida em mais quatro camadas: crosta, manto, núcleo e núcleo interno. A crosta pode ser denominada também de litosfera ou SIAL. Este nome (SIAL) se refere os principais minerais encontrados neste local, silício e alumínio. A geosfera se divide em duas camadas, a inferior e a superior e se encontra no estado sólido.  As rochas mais comuns são o granito e o basalto.

O manto pode ser chamado também de camada intermediária, mesosfera, pirosfera ou Sima. Este nome (sima) se refere aos principais minerais existentes nesta camada: silício e magnésio. É dividida em duas partes: astenosfera ou superior e inferior. A astenosfera é o local onde as placas da crosta mergulham. Lá se encontram as correntes convectivas, ou seja, força que movimenta as placas tectônicas. Além disto, terremotos de baixa intensidade são gerados. A camada inferior é responsável pela formação dos fenômenos geológicos: vulcanismo, tectonismo e abalos sísmicos. O material existente se encontra no estado pastoso e é do manto que se origina a formação da crosta.   

O núcleo pode ser chamado também de barisfera ou Nife. Nife devido à evidência do níquel e do ferro como minerais. Os materiais presentes estão do estado pastoso e sua temperatura pode chegar até 5000 graus C.

O núcleo interno apresenta mais dois nomes: semente ou grão. Os materiais presentes se encontram no estado sólido devido à pressão, apesar de sua temperatura chegar a 7500 graus C.

A crosta se mantem a um equilíbrio dinâmico sobre o manto. Esse fenômeno é denominado isostasia.

A união de todas as camadas faz com que existam zonas de transição. Estas zonas recebem o nome de descontinuidades, e existem três. A descontinuidade de Mohorovicic ou Moho liga a crosta ao manto, a descontinuidade de Gutemberg, liga o manto ao núcleo, e a descontinuidade de Wichert, liga o núcleo ao núcleo interno.

William Smith foi um dos muitos pesquisadores que tentaram calcular a idade da Terra. Ele chegou a suas conclusões através dos fósseis e rochas. Smith dividiu estes fosseis em três grupos:

·         Primárias- fosseis mais antigos, os seres não eram visíveis a olho nu. Ex: trilobitas (seres unicelulares).

·         Secundários- os seres já podiam ser vistos a olho nu. Ex: ouriço do mar.

·         Terciaria- fosseis mais recentes onde a vida era mais completa e complexa.

Já em relação às rochas, William calculava a “idade” da Terra através do carbono 14 e urânio, isso mediando à radioatividade.

·         Mais antiga < radioatividade

·         Mais recente >radioatividade.

CONCLUSAO: 4,6 a 5 bilhões de anos.

Toda essa “idade” da terra foi dividida em éons, eras e períodos, cada um com suas respectivas características. Esse tempo foi dividido em dois éons: criptozoico e fanerozóico. Cada um destes eons é subdividido em era. O criptozoico foi dividido em azoica e cenozoica, e o fanerozóico em paleozoica, mesozoica e cenozoica.

·         Pré- cambriana- a crosta se solidifica, o relevo se formou (dobramentos antigos), as rochas magmáticas começaram a se formar (com minerais metálicos). Ouve a formação da atmosfera terrestre e dos oceanos, mares, lagos, lagoas. Surgimento da vida: seres unicelulares.

·         Paleozoica- ocorreu um intenso tectonismo (mais tectonismo e abalos sísmicos). As bacias sedimentares, carvão mineral e terrenos calcários se formaram. Aparecimento de peixes, florestas. Esta era foi a que o planeta mais se movimentou.

·         Mesozoica- evolução e desaparecimento dos dinossauros, formação da maior parte do petróleo, de terrenos calcários, areníticos e argilosos. Aconteceu à deriva continental (fragmentação da pangeia), o tectonismo era menos intenso. Esta era foi a única em que o Brasil obteve vulcões.

·         Cenozoica – aparecimento dos mamíferos, o tectonismo ainda era presente, bacias sedimentares, formação do petróleo (em menor proporção), surgimento dos dobramentos modernos. Glaciação no hemisfério norte.



Mineral é um elemento de origem natural da terra que forma as rochas. Ele se encontra no estado sólido, é um elemento sintético, tem origem orgânica e inorgânica. Os que são de origem orgânica são chamados de mineralóides. O ramo da química que estuda os minerais é chamado de minerologia.

Mineral é diferente de minério. Mineral está no estado natural e não foi explorado economicamente. Já o minério já foi ou é explorado de maneira econômica. Jazidas de diferem de mina. Jazida é o lugar onde ser encontra minério que ainda não foi explorado já a mina é um lugar onde o minério é explorado. A importância econômica dos minerais estão relacionados a energia, construção civil, indústria química, dentre outros.

Rochas:

Rocha é um conjunto de minerais (ou basicamente um mineral) solidificados. De acordo com o Petrografia as rochas são divididas em rochas simples formada por um mineral ( ex: quartizito) e em rochas compostas formadas por mais de um mineral ( ex: granito).

Já de acordo com a origem, as rochas recebem outra classificação:

- magmática ou ígnea ou cristalina

·         Extrusivas ou vulcânicas ou efusivas: elas se formam rapidamente na crosta e não contem cristalização.

·         Hipoabissais: se formam abaixo da superfície, o processo de resfriamento é mais lento e a cristalização não é visível a olho nu.

·         Intrusivas ou plutônicas ou abissais: se formam em grande profundidade, a solidificação é ainda mais lenta e a cristalização já é mais visível.

- sedimentares ou estratificadas

·         Detríticas ou mecânicas: os sedimentos não irão se solidificar. Ex : areia, cascalho...

·         Orgânicas : formadas a partir de soterramentos de animais marinhos, vegetação e animais marinhos mais vegetação.

·         Químicas: os sedimentos são retirados de seu habitat natural e se formam em outros locais.

-metamórficas

·         Ortometamórficas: se formam a partir de uma rocha magmática.

·         Parametamórficas: se formam a partir de rochas sedimentares.

Estruturas geológicas são a ase física do planeta, são utilizadas em atividades econômicas e são divididas em três estruturas:

·         Maciços antigos  ou maciços cristalinos, escudos antigos ou escudos cristalinos, plataformas, crátons, dobramentos antigos: formação antiga, são desgastados, se caracterizam com os planaltos, estabilidade geológico e urbanização.

·         Bacias sedimentares : se formam do paleozoico ao cenozoico, área de agradação , ainda esta em formação , caracteriza – se em planícieis. Os solos são férteis, minerais não metálicos e são intensamente urbanizados.

·         Dobramentos modernos: formou no cenozoico, altas atitudes, estruturas sedimentares/metamórficas, minerais não metálicos.
Por: Isabel Mesquita














Nenhum comentário:

Postar um comentário