Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de março de 2012

Segunda parte da matéria de geografia (a primeira está mais pra baixo)

O petróleo foi formado nas bacias sedimentares do mesozóico e cenozóico, a partir do soterramento de florestas e de animais marinhos. A obtenção do petróleo é realizada através de quatro fases: prospecção, exploração, refinação e distribuição. As prospecções são as pesquisas realizadas em um determinado local (local em que hã probabilidade de se encontrar petróleo). Estas prospecções são muito caras e pode ou não dar resultados. Na exploração, como o próprio nome já diz, o petróleo é explorado nos locais onde as pesquisas deram resultados positivos. Este processo também tem um custo muito alto, além de ser muito perigoso. O refino é a transformação da matéria prima (petróleo) em subprodutos, e por ultimo a distribuição que seria a comercialização.

As maiores reservas de petróleo do mundo são encontradas no Oriente Médio. Devido a isso, ouve a criação da OPEP: organização dos países exportadores de petróleo. A OPEP tem a função de estabelecer uma política petrolífera comum a todos os grandes produtores de petróleo do mundo (países membros); definir estratégias de produção; controlar preços de venda de petróleo no mercado mundial; analisar e gerar conhecimentos para os países membros sobre o mercado de petróleo mundial; controlar volume de produção de petróleo da organização. Além da OPEP, foi criada a NOPEP. Os países que nela participam, mesmo não tendo as maiores reservas,condiciona e economia mundial em relação ao petróleo. Os países que fazem parte deste órgão são : EUA, México, Reino Unido, Noruega, Rússia e China.

O Brasil descobriu  o seu petróleo em 1939 na cidade de Lobato ( BA). Em 1953 foi criada a Petrobrás e em 1995 a mesma foi privatizada.  O petróleo é encontrado no Brasil na plataforma continental ( RJ, ES ,AL, BA, RN,SE). Foi em 2006 que o Brasil se tornou auto-suficiente ( em petróleo). Em 2007 foi encontrada uma das maiores reservas brasileiras de petróleo, o Pré-sal. O Pre- sal contém 800Km de extensão, 200Km de largura, aproximadamente 7000m de profundidade. Foi formado á 150 bilhões de anos, tem um camada de 2000m de sal e a qualidade do óleo encontrado é boa.

O carvão mineral foi formado nas bacias sedimentares da era paleozóica, através do soterramento de vegetação. Ele contém cinco fases: turfa, linhito, hulha e antracito. A turfa é a fase em o que carvão mineral é muito impuro e recente. É impuro devida a grande quantidade de água e enxofre encontrada. Não é usado economicamente e foi formado no final da era paleozóica. O linhito ainda contém água e enxofre, só que em menos quantidade comparado com a turfa. Ele pode ser utilizado industrialmente, mas somente com outras rochas. A hulha tem um teor calorífero maior e é usado em ciderurgia e matalurgia. Ex: carvão de coque. O antrocito é o carvão mineral mais puro e mais antigo. Foi formado no começo da era paleozóica e é usado na produção de energia nas termelétricas. 

O carvão mineral foi a matéria prima d revolução industrial. Está concentrado do hemisfério norte. As maiores reservas  estão nos EUA, Rússia, China, Autralia, etc.  Ele é utilizado economicamente em termelétricas, industrias carboquímicas e em meios de transporte.

O Brasil não é auto suficiente em carvão mineral. Ele possui linhitos de qualidade ruim. Suas maiores reservas são encontradas na região sul. No RS e PR o carvão é energético ( hulha) e em SC o carvão é siderúrgico.

Gás

O gás natural foi formado junto com o petroleo nas eras mesozóicas e cenozóica. Tem uma demanda maior devido aos avanços tecnológicos na exploração, transporte e armazenamento, além de ser menos poluente. As maiores reservas estão nos EUA, Russia, Canadá, Holanda, Reino Unido, Indonésia, Argélia e Japao. Ele é utilizado em termelétricas, uso doméstico e em meios de transporte.

No Brasil existem poucas reservas, mas novas descobertas. Descobriram uma reserva na plataforma continental e na Amazônia , região do urucu. Em 1993 foi feito um acordo entre Brasil e Bolívia em que a Bolívia iria vender gás mineral para o Brasil. A exploração desse gás era feira pela Petrobras e enviada para o Brasil através do gás-oduto BR_BO. Em 2006 Evo Morales estatiza a produção e revoga o contrato. Em 2010 descobriram uma imensa jazida em Morada Novas de Minas.  Quando ela estiver funcionando, ela irá produzir metade do gás fornecido pela Bolivia ao Brasil.



Solos

Os solos são a camada superficial da crosta, resultante da erosão das rochas através:

·         Intemperismo físico – quanto mais cedo mais rápido ele se forma

·         Intemperismo químico- a água tira os sedimentos da rocha.

As ciências que estudam os solos são :

·          Pedalogia: teórica ( origem,composição, etc)

·         Edafologia : aplicada

Os elementos que entram na formação do solo são:

·         Materia orgânica: minerais

·         Matéria inorgânica: humos

·         Ar e água ( clima)

A analise do solo pode ser feita através da:

·         Cor : os minerais existentes influenciam da cor do solo

·         Textura: o clima esta relacionado com a textura. Clima seco: grãos maiores, clima úmido: grãos menores.

·         Profundidade: o clima que influencia na profundidade.

·         Tempo geológico: está relacionado com o tipo de rocha e o clima

·         Relevo: se  relaciona com o clima. Solos mais rasos: áreas montanhosas, solos mais profundos: planície. 

Perfil do solo:

·         Camada O : húmus

·         Horizonte A: lixiviação , raízes de vegetais

·         Horizonte B : mais importante, estrutura e cor.

·         Horizonte C : regolito ( em formação)

·         Horizonte D : rocha matriz

 Por: Izabel Mesquita
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário